A divindade solar

deus Apolo é um dos deuses gregos representados como a divindade solar. Ele é filho de Zeus com Leto e irmão gêmeo de Ártemis. A mitologia o aponta também como figura divina das artes, poesia, música e cura. Recebe também a característica de deus da profecia, como também da ordem e da justiça. 

O nascimento do deus Apolo

Como citado, o deus Apolo foi fruto de um adultério de Zeus com Leto. A esposa de Zeus, a deusa Hera, ao saber da traição castigou Leto com ajuda da Mãe-Terra, Gaia. Ela proibiu a grávida de ter o filho em local firme.
Em detrimento do castigo, Leto ficou a vagar em busca de um local onde pudesse ter o filho. Sensibilizado com Leto, Poseidon, deus dos mares e oceanos, criou uma ilha chamada de Delos. A região estava isenta da proibição estabelecida por Hera
Nesse local, Leto concebeu os gêmeos Ártemis e Apolo. A menina nasceu primeiro e tinha cabelo preto. O deus Apolo, por outro lado, nasceu com a cor do cabelo loiro, simbolizando o sol. 
Quando o deus Apolo era recém-nascido, Themis derramou na boca da criança gotas de néctar e ambrosia. O material o transformou imediatamente em um adulto. A mitologia descreve que com um ano de idade, ele matou a serpente píton que atormentava a mãe dele, deusa Leto.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *